Internacional
Brexit - A Inglaterra Disse Não Outra Vez Na História
01/02/2020 12:34

“A História vem mostrando que os ingleses costumam ter razão.”

“Napoleão tentou criar um governo único na Europa. A Inglaterra disse não! Hitler tentou criar um governo único na Europa. A Inglaterra disse não! A União Europeia está tentando criar um governo único na Europa. Novamente a Inglaterra disse não!”  [Murilo Bonze]

 “Isso não é um final, mas um começo”, disse o primeiro-ministro, Boris Johnson, na abertura de seu pronunciamento de saída da União Europeia.

O Reino Unido deixou a União Europeia na noite de sexta-feira, às 23:00h, quando os Brexiteers comemoraram o final de um processo político de três anos.

O primeiro-ministro Boris Johnson disse que pode haver "solavancos na estrada", mas o Brexit pode "liberar todo o potencial" do Reino Unido agora que deixou o bloco.

O primeiro-ministro se dirigiu ao país através de um relógio de contagem regressiva projetado na Downing Street e que marcou os minutos finais antes da saída definitiva da União Europeia.

Os partidos se reuniram em todo o Reino Unido, com Johnson hospedando sua própria recepção para os conservadores.

À medida que se aproximava o momento da saída do Reino Unido da União Europeia, o primeiro-ministro reconheceu sentimentos contraditórios em uma nação ainda dividida sobre o fim de 47 anos de estreitos vínculos com Bruxelas.

 

O maior momento da história moderna

"Conseguimos uma grande vitória", disse Nigel Farage líder do Partido Brexit.

"Uma coisa incrível aconteceu hoje. Tony Blair disse que não há razão para olhar para trás. Tomamos uma decisão, estamos deixando a União Europeia e precisamos trabalhar juntos para torná-la um sucesso. E agora temos em Boris Johnson um primeiro ministro carismático, que está dizendo todas as coisas certas. Queremos que ele cumpra suas promessas. Vamos mantê-lo em suas promessas. Acho que há uma boa chance de ele entregar. Acho que o Partido Conservador aprendeu uma lição nessas eleições europeias.”

"Vamos celebrar esta noite como nunca fizemos antes.”

"Este é o maior momento da história moderna de nossa grande nação."

 

Relações Exteriores

Em uma indicação do novo status do Reino Unido fora do bloco, o chefe de relações exteriores da UE, Josep Borrell Fontelles, disse: "O Reino Unido continuará sendo um parceiro-chave da União Européia".

“Estou ansioso pelo que espero que seja uma cooperação muito próxima. Cooperação com nossos amigos britânicos em nossos desafios comuns em nível regional e global."

A líder da DUP, Partido Conservador Irlandês Arlene Foster, marcou o Brexit ao aparecer no programa Late Late Show da RTE - um movimento amplamente interpretado como um gesto conciliatório para a República da Irlanda após relações tensas durante o processo do Brexit.

Foster, a primeira líder do DUP a aparecer no programa, disse: "Vamos deixar a União Europeia hoje à noite, o Reino Unido parte, mas isso não significa que ainda não somos vizinhos e que eu queria enviar uma mensagem de que são e continuarão sendo vizinhos".

 

Opinião Jornalística

"Graças a Deus acabou, é tudo o que posso dizer",  escreve Allison Pearson  para o Telegraph. 

 

Haroldo de Sousa

 

Fonte: The Telegraph

Mais publicações

PUBLICIDADE